Realização em Vida Prêmio

Nessa categoria, o prêmio é selecionado e conferido pela Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA). Reconhece décadas de acção consistente em nome do planeta e dos seus habitantes. O legado dos laureados com este prémio é de uma acção determinada. Partilham o conhecimento de que podemos resolver a tripla crise planetária das alterações climáticas, da perda de biodiversidade e da poluição com uma acção eficaz.

O PNUMA coordena e acolhe os prémios anuais Champions of the Earth. A reputação do PNUA como autoridade global e não partidária em questões ambientais é construída a partir de 50 anos de investigação inovadora, baseada na ciência, que lidera e informa a política ambiental global.

Desde a sua criação em 2005, o prémio anual Champions of the Earth trouxe visibilidade e validação a alguns dos líderes ambientais mais dinâmicos do mundo, desde cientistas pioneiros e capitães da indústria a chefes de estado e activistas comunitários. São exemplos inspiradores e motivadores do potencial da acção individual e colectiva para mudar o mundo.